Descrição da prova – Travessia 14 Bis

Descrição da Prova - Travessia 14 Bis

A Travessia 14 Bis segue o trajeto mostrado na imagem a seguir:

A Travessia 14 Bis tem aproximadamente 24 quilômetros de extensão, é normalmente realizada no mês de novembro como continuidade das comemorações da Semana da Asa pela Aeronáutica e é agendada para um sábado onde as condições de maré sejam favoráveis à sua realização. Em suas primeiras 45 edições, sua largada se dava do píer da Base Aérea de Santos, situado na cidade de Guarujá, e terminando em Bertioga. A partir de 2013, devido à mudança do atracadouro da balsa em Bertioga, seu trajeto foi invertido. Isto quer dizer que hoje a largada é dada a partir do Forte São João, em Bertioga e a chegada se dá na rampa da Base Aérea de Santos.

A inscrição para a prova é realizada normalmente pela internet. A comunidade natatória toda se envolve e o boca-a-boca ajuda a divulgar a prova, de tal modo que o número de participantes cresce a cada ano.

Os atletas inscritos devem se preparar para uma prova deste nível com pelo menos seis meses de antecedência. O atleta precisa atentar ao preparo físico, à alimentação e ao lado psicológico. Trata-se de uma prova demandante que exige muito de seus participantes e, dada sua extensão, os organizadores da prova precisam assegurar-se de que o atleta lá está para uma tentativa previamente trabalhada e planejada no longo prazo.

Antes do início da prova, após o hasteamento da bandeira nacional e a execução do hino nacional, os atletas participantes fazem um juramento: que se comprometem a obedecer ao regulamento e ajudar ao próximo, se necessário. Alguém aqui conhece alguma prova competitiva em que o objetivo maior é, além do lado esportivo, o de ajudar ao próximo?

É óbvio que, se você for um atleta de ponta e deseja competir e partir para a briga pelas primeiras posições, este também é o seu ambiente. São oferecidos troféus para os três primeiros no geral masculino e no feminino, assim como para os três primeiros de cada categoria, feminino e masculino. Todos os participantes – inclusive aqueles que, porventura, não completarem a prova dentro do horário estipulado – recebem uma linda medalha de participação.

O horário de largada pode variar de um ano para outro, mas acontece normalmente por volta das oito horas da manhã. O Canal de Bertioga, onde é feita a prova, é aberto para o oceano em ambas suas extremidades. Isto quer dizer que, em função das marés, o Canal está enchendo por cerca de seis horas e depois vazando pelas seis horas seguintes. A Travessia 14 Bis usa da maré em favor dos atletas e a largada é dada no momento em que a maré está enchendo – cerca de quatro a cinco horas antes da maré alta – momento no qual os atletas rumam de um extremo para o meio do canal. Na segunda metade da prova, a maré baixa, esvaziando o canal e novamente impulsionando os atletas em direção ao outro extremo do canal, onde fica a chegada. Isto tudo é maravilhoso em teoria, mas, na prática, o comportamento das marés nem sempre é o melhor, os contornos do canal exigem estrita atenção ao comportamento das correntezas para otimização dos esforços, o vento pode ajudar ou atrapalhar, as chuvas na região influenciam as correntezas – só para citar algumas das variáveis da prova – de tal sorte que o atleta tem que estar em constante observância da natureza para poder navegar de forma otimizada durante a prova.

Ao chegar à Base Aérea, o atleta recebe a premiação – medalhas de participação para todos os nadadores e troféus para os três primeiros de suas categorias, masculino e feminino – pode tomar um banho (normalmente quente) em água doce, ser atendido pela força médica presente e saborear a tradicionalíssima e deliciosa canja preparada e oferecida como cortesia há décadas pelos organizadores. Nos últimos anos, todos têm recebido um diploma de participação personalizado com seu nome e tempo de prova. Uma recordação para toda a vida!

Mas como os próprios nadadores gostam de afirmar ao final da prova, não há premiação maior do que a alegria de levantar da água no final da prova após horas e horas de esforços e sentir que você foi capaz de mais este objetivo. É tamanho o sentimento de realização que os troféus e as medalhas passam a ser secundários. Mas, ironicamente nesta história, a canja não. Ela é lembrada por todos como indispensável ao final da prova e o atleta se sente recompensado como num dos melhores restaurantes da cidade.

Por decisão dos organizadores, quaisquer dos pontos acima mencionados poderão sofrer alterações a cada ano, para melhoria das condições da prova. Por esta razão, no momento da inscrição, o atleta deverá informar-se sobre o regulamento vigente para a prova daquele ano.

Obrigado por sua atenção até este ponto. Nos vemos na próxima 14 Bis.

Bons treinos e um forte abraço!