Histórico da prova - travessia 14 bis
A primeira edição da Travessia 14 Bis ocorreu no ano de 1970. Quatro destemidos nadadores se lançaram ao Canal de Bertioga para nadar o dia inteiro e vencer a enorme distância que separava a Base Aérea de Santos do Forte São João, em Bertioga.
A prova foi organizada como uma homenagem à Força Aérea Brasileira, pelo então militar Mário Jorge de Oliveira Bello, que foi seu criador e principal incentivador por décadas a fio. Foi realizada no mês de novembro para dar sequência às comemorações da Base Aérea de Santos – sua fundação, o mês do aviador e demais festividades.
Por vários anos, a Travessia 14 Bis contava com poucos nadadores em suas edições, sendo vista mais como um desafio ou treino pessoal do que como uma prova competitiva. O maior objetivo era completar a prova, o que na época era algo bastante ousado.
As descrições da época davam conta de fatos bastante inusitados: Os atletas levavam a própria alimentação amarrada na cintura; não havia barcos de apoio; não raro um atleta se perdia no meio da prova e chegava com horas de atraso – há quem diga até mesmo no dia seguinte. A prova de 1979, por exemplo, teve cinco participantes e todos eles ficaram em primeiro lugar! Fatos muito curiosos, sem dúvida.
Se Mário Bello foi seu principal atleta incentivador, do lado da Base Aérea não podemos deixar de mencionar o Major Cézar como o grande entusiasta e mantenedor da prova entre os anos de 1988 e 2006. A prova então já contava com cerca de cem participantes e as responsabilidades com a segurança de todo esse pessoal começou a tomar proporções importantes.
A partir de 2006 iniciou-se uma gestão compartilhada da prova, entre a Base Aérea e um grupo de atletas voluntários que viriam a formar mais tarde o núcleo da Associação 14 Bis, que hoje é a principal, mas não única, entidade organizadora da prova. A gestão atual é compartilhada com a Base Aérea, ambas as prefeituras de Guarujá e Bertioga (Defesa Civil e Diretoria de Saúde), o 17º Grupamento de Bombeiros Marítimos, a Praticagem de Santos e a Capitania dos Portos. Uma parceria muito afinada com a tradição e as demandas da prova.
Com a presença de atletas de águas abertas apoiando sua organização, novos padrões de segurança foram adotados, a produção da prova foi substancialmente aprimorada, as determinações da FINA passaram a ser atendidas, a Travessia 14 Bis passou a ser reconhecida internacionalmente, adentrou as redes sociais e se consolidou como a maior e mais tradicional prova coletiva de águas abertas do Brasil. Em sua quinquagésima edição, foram quase trezentos atletas participantes, o que totaliza cerca de 7200km nadados num único dia sob uma sólida organização.
Nesse mesmo ano de 2017, Mário Bello nos deixou. Fizemos uma bela festa para ele na chegada da prova, com a presença de sua família, de pessoal tradicionalmente ligado à prova e centenas de atletas. Queremos que a Travessia 14 Bis continue a ser fonte de inspiração para tantos nadadores brasileiros e do mundo todo, em busca de seus objetivos – na competição saudável e na ajuda ao próximo.
Por essa razão, todos nós fazemos um juramento no momento da largada da prova, que diz:
Juro
Que serei um competidor leal
Respeitando o regulamento da prova
E ajudando o irmão maratonista se necessário
Assim eu juro!
Vida longa e próspera à Travessia 14 Bis!